Halitose

Halitose

A halitose, ou mau hálito é um mal que atinge um grande número de pessoas, estima-se que no Brasil, 40% das pessoas tenham alguma alteração no hálito.

Até pouco tempo atrás não havia um tratamento específico para a halitose, nem cursos que habilitassem profissionais para o seu tratamento. Hoje em dia foram diagnosticadas mais de 65 causas de Halitoses, e contamos com cursos específicos que habilitam os profissionais da área de saúde, Médicos e Dentistas para 0 tratamento de Halitose com um alto índice de sucesso.
Ë importante salientar que na maioria das vezes as pessoas que sofrem deste mau, não tem a consciência de que têm halitose, pois quando o mau hálito é constante, a pessoa deixa de sentir o cheiro de seu hálito, isto acontece por causa de uma característica do nosso sistema olfatório: deixar de acusar um odor depois de uma exposição ao mesmo odor por um tempo prolongado. Por isto os familiares devem alertar as pessoas que possuem este problema para que possam procurar tratamento, pois uma alteração no hálito é um sinal de que alguma coisa não vai bem no organismo. E muitas vezes pode ser a indicação de uma doença mais grave, como diabete, alterações renais, doenças no aparelho respiratório, e outras.

A halitose tem na sua maioria, origem bucal, e não estomacal como é da crença popular. É sabido que 90% dos casos de mau hálito tem origem na boca, e hoje conseguimos diagnosticar e tratar com sucesso a maioria delas. Existem alguns casos, mais raros, onde não se pode curar a halitose, pois sua causa pode estar relacionada com uma doença crônica, ou com o uso de algum medicamento que não se pode substituir, nestes casos podemos contornar o problema, fazendo o controle do hálito, com medidas e medicamentos específicos para cada caso.